Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Estresse pode ser gatilho para doenças mentais

Postado em 12/02/2020


 

Você se considera uma pessoa estressada? Raras são as pessoas que não se sentem irritados com alguma frequência. Os motivos para a alteração de humor são inúmeros: correria do dia a dia, trânsito, necessidade de tomar decisões imediatas, transporte público lotado, cobranças e autocobranças, são alguns exemplos.

A preocupação com a saúde começa quando não se cria tempo para aliviar todas essas emoções. Para muitas pessoas, o maior desafio para se cuidarem mais e melhor é a falta de tempo. Pode-se pagar um preço caro por essa falta de cuidado com a saúde, pois o corpo vai gastando seu estoque de energia e os hábitos de vida menos saudáveis agravam o problema.

O sono também fica prejudicado. As pessoas não dormem as horas suficientes para os processos internos do corpo se restabelecerem. Ou, apesar de dormirem oito horas por noite, elas têm um sono não restaurador, de qualidade.

A partir desse estilo de vida que podem ser desencadeados gatilhos que levam ao surgimento de algumas doenças. Não é o estresse o culpado, mas as consequências da falta de tempo para os autocuidados. As doenças que afetam a saúde mental, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico são as mais recorrentes.

Muito se fala sobre o estresse, que vem sendo caracterizado como a doença do século XXI e já atinge 90% da população mundial. Não há uma fórmula fixa para se evitar o estresse, mas algumas medidas podem ajudar a combate-lo, como mencionam alguns médicos especialistas. A mais fácil delas é criar atividades saudáveis e prazerosas no dia a dia. A Qualidade de vida aqui é fundamental no processo.


O ASSIM SAÚDE deixa você informado sobre doenças para que podem surgir devido à má qualidade de vida.